![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiD6yVtUPXOqJGcgyn3LIkve0IFibo-9PvsOTiUxnouu1nMx4r28RgEdGccSwFLHws3LWgG7g9p2WoUxeKXmLwaMa1B-bV_DN2zL3w935Qwt62VmPK4mtWoOi5KsjfZs-u8r9odYLdH3Ey_/s400/ZdpAgj.jpg)
Ingredientes:
3Colher(es) de sopaManteiga
2Unidade(s)Pequenas de alho-poró
1 1/2Xícara(s)Arroz arbório
300 Grama(s)Charque picado
1/2Xícara(s)Vinho branco seco
Aprox. 600Mililitro(s)Caldo de legumes ou carne
1/2 Xícara(s)Parmesão filetado
75Grama(s)Bacon frito em cubinhos
A gosto, Salsinha e cebolinha pra polvilhar
Modo de preparo:
1. Comece dando uma leve fritada no charque (que deve estar parcialmente dessalgado) em 1 colher de manteiga. Isso serve apenas pra ativar o sabor da carne.
2. Em uma caçarola coloque água pra ferver junto com 1 tablete de caldo de carne ou legumes (pode ser caseiro também). Em outra panela, derreta 1 colher de sopa de manteiga e refougue o alho-poró. Acrescente o arroz e deixe ficar seco, sempre mexendo. Coloque o charque. Quando estiver seco, adicione o vinho branco. Ao secar o vinho, comece a derramar o caldo quente aos poucos, nunca parando de mexer e sempre em fogo baixo. Você tem que acrescentar aos poucos, mexer até secar, e adicionar mais. Assim por diante.
3. Quando você perceber que o arroz está al dente, acrescente o bacon bem fritinho e sequinho, o parmesão e um pouquinho mais de caldo. Prove o sal, acerte caso seja necessário. Quando esse pouco caldo secar, junte a última colher de manteiga, misture muito bem e desligue o fogo. Deixe descansar por 3 minutos e sirva imediantamente. Risoto bom é servido na hora, sem requentar. Polvilhe salsinha e cebolinha à gosto, junto com mais parmesão.
tempo de preparo: De 30 minutos a 1 horas
serve: 1 a 2 porções
tipo de prato: Prato Principal
Nenhum comentário:
Postar um comentário