sábado, 4 de setembro de 2010
*** MULHER E AS FASES DA VIDA ***
As necessidades nutricionais especificas dependem da idade e do tipo de trabalho que se realize. Deve-se levar em conta que, no caso das mulheres, existem diferenças em cada etapa de vida que estejam experimentando.
Infância
Durante os primeiros anos de vida, é fundamental consumir proteínas, vitaminas e sais minerais, já que o objetivo da alimentação é promover o desenvolvimento.
Adolescência
Nesta etapa, as meninas têm necessidades nutricionais diferentes das dos meninos. A chegada da menstruação exige o aumento da ingestão de ferro para compensar as perdas mensais. O cálcio também é muito importante para que se alcance o máximo de massa óssea e para prevenir a osteoporose depois da menopausa.
Gravidez e Amamentação
Orientações dietéticas serão impostas, já que disso dependera o desenvolvimento equilibrado do futuro bebê: deve-se aumentar em 20% ou 25% a quantidade total de calorias diárias (300 ou 400 calorias a mais por dia) em forma de carboidratos e proteínas, bem como o consumo de vitaminas e minerais.
Maturidade
As mulheres devem ingerir muito ferro, mantendo uma dieta variada e equilibrada. Não devem descuidar do peso e da estrutura corporal, por isso se recomenda o consumo de laticínios (com baixo teor de gordura) ricos em cálcio. Com a menopausa, a perda deste mineral pode ocasionar problemas ósseos.
Alimentação e o Trabalho
A saúde da mulher que trabalha requer o horário das refeições e as distribuições dos alimentos ao longo do dia sejam equilibradas. A falta de alimentos que fornecem energia ao sistema nervoso traduz-se na dificuldade de concentração no trabalho e no escasso rendimento intelectual.
Terceira Idade
Existem certas características próprias do processo de envelhecimento que obrigam a levar conta certos alimentos. A mulher idosa apresenta problemas de descalcificação óssea, que se iniciam depois da menopausa. A ingestão de laticínios (com baixo teor de gordura) e outros alimentos ricos em cálcio amenizam essa perda.
No entanto, os antioxidantes ganham destaque por neutralizarem os radicais livres que são produzidos pelo organismo por processos naturais provocando danos celulares. Os antioxidantes são:
· Fitoesteróis: soja e óleo de girassol
· Fitoestrógeno: (isoflavona): soja
· Antoxantinas: batata e repolho branco, uvas (vinho tinto ou suco de uva)
· Quercetina: cebola, uvas (vinho tinto ou suco de uva)
· Indóis: brócolis e couve-flor
· Licopeno: alimentos vermelhos, tomate, goiaba e melancia
· Vitamina A: vegetais verdes escuros e amarelo-alaranjados
· Vitamina C: frutas cítricas, tomate e couve
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário