![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgAS_76k0YNI9n14wNWZcG5qCpiE0PR1OAxZ0oDfl3lfRFS87pin49Ak9Vg-tYlFX9Sd8Sq7uR1si7P5HVphC53jxNLYJQ6QQzhNYwLPtev9K21ONgB8L40nC2ztKbgn2jy_ooyThI6RLbs/s400/nkjghjtoi.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJl7ifnhv2fQZ3V4KM_Ipww-orMMQVBpuylMQ9qvpZwSJudoJq7-vTwtg0O2sR6XJUnPgb7XanWOXIKGQL8AOGFRGo7bKVaTDyqyM3kI8njIt_-QrzPy5z4yQZNs_nlmHA8HY7Sgc572SY/s400/20061118082952-desnutridos.jpg)
O QUE É A DESNUTRIÇÃO?
A desnutrição é uma doença que enfraquece a pessoa e pode acontecer em qualquer idade, mas ocorre mais facilmente em bebês e crianças menores de 5 anos. Ela é mais grave quando ocorre nessa idade, pois pode deixar as crianças com problemas de saúde para o resto da vida.
Milhões de crianças no Brasil e no mundo são desnutridas.
CAUSAS DA DESNUTRIÇÃO
A desnutrição acontece quando a criança não se alimenta direito. Não se alimentando bem, ela perde peso, deixa de crescer e enfraquece. Além de enfraquecer, a criança adoece e cada vez que fica doente fica ainda mais fraquinha. Nesse ciclo vicioso, se ela não for tratada, seu estado de saúde fica muito prejudicado e a chance de morrer é grande.
CONDIÇÕES ADVERSAS
Quando uma família tem filhos desnutridos é porque várias condições adversas estão presentes, ou então alguma dificuldade muito grande está fragilizando a família.
As condições adversas mais importantes são:
- Renda insuficiente;
- Alcoolismo dos pais;
- Mães desnutridas;
- Gravidez não desejada;
- Gestações com intervalos menores do que dois anos;
- Cuidados pré-natais deficientes que podem levar a criança a nascer com baixo peso e a mãe a ter problemas no parto e dificuldades para amamentar;
- Desmame feito antes dos 6 meses de idade ou após 1 ano, quando a criança não come os alimentos completamentares em quantidades suficientes;
- Presença de lixo e água não-tratada;
- Dificuldades de chegar ao serviço de saúde e outros;
Podemos então dizer que a desnutrição e conseqüência de uma serie de problemas que dificultam a vida da família. Ela não e causada simplesmente por falta de alimentos.
TIPOS DE DESNUTRIÇÃO
As formas mais graves são: marasmo, kwashiokor e kwashiokor-marásmico.
- Marasmo: é uma forma crônica de semi-inanição, na qual a criança tem uma redução na velocidade de crescimento. Em fases mais avançadas é caracterizada por debilidade muscular e ausência de gordura subcutânea. Freqüentemente, este tipo de desnutrição é conseqüência de amamentação inadequada e utilização de fórmulas diluídas, ocorrendo em crianças de todas as idades.
- Kwarshiorkor: aparece no período posterior à amamentação, durante o desmame, e na fase de 1 a 4 anos. Está associada à baixa ingestão de proteínas, o que leva à hipoalbuminemia (baixa concentração de albumina no organismo), edema e aumento da gordura hepática. A gordura subcutânea usualmente é preservada, porém há uma debilidade muscular, freqüentemente ocultada pelo edema.
- Kwarshiorkor- marásmico: é a combinação dos sintomas dos dois estágios de carência acima, porém neste caso a perda de gordura subcutânea é evidente no início do tratamento da Kwarshiorkor, quando ocorre a redução de edema. Está associado à grande oferta de carboidratos e ao baixo consumo de proteínas, sempre de baixa qualidade nutricional.
SINTOMAS
A identificação da desnutrição também é feita através da observação de alguns sinais físicos. Esses sinais nem sempre aparecem todos juntos na criança. São eles:
- Fraqueza e magreza, às vezes a criança parece “pele e osso”;
- Presença de edema (inchaço nos pés e nas mãos);
- Poucos cabelos, descoloridos, secos (às vezes com as pontas aloiradas), que se quebram e se desprendem da cabeça com facilidade;
- Unhas que se quebram facilmente;
- Pele seca apresentando “sinal da prega” (puxa-se facilmente com os dedos como se fosse com uma pinça);
- Olhos embaçados, sem lágrimas e secos;
- A criança adoece com facilidade, repetidas vezes e por longos períodos. É comum que ela apresente doenças como: diarréia, infecções na garganta e no ouvido, gripe, anemia, verminoses e pneumonia;
- A criança parece tristonha, não brinca, fica muito quieta, chora pouco ou fica irritada facilmente.
CONSEQUÊNCIAS
- Coração: O coração perde massa muscular, assim como os outros músculos do corpo. Em estágio mais avançado há insuficiência cardíaca e posteriormente morte.
- Sistema imune: Torna-se ineficiente. O corpo humano não vai ter os nutrientes necessários para produzir as células de defesa. Logo e comum infecções intestinais subseqüentes, respiratórias e outros acometimentos.
- Sangue:É possível ocorrer um quadro de anemia ferropriva relacionada à desnutrição.
- Trato Gastro-Intestinal: Há menor secreção de HC1 pelo estômago, Tornando esse ambiente mais proprício para proliferação bacteriana. O intestino diminui seu ritmo de peristalse e a absorção de nutrientes fica muito reduzida.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
O tratamento dietético específico para a desnutrição depende da gravidade da doença e de outros sintomas de deficiência que podem estar presentes. Considerando que a deficiência protéico-calórica ocorre principalmente na infância, uma maneira fácil e barata para a prevenção é o incentivo ao aleitamento materno. Ensinar a forma correta de desmame às mães, também constitui uma orientação essencial na prevenção da desnutrição.
A oferta de leite é fundamental na dieta da criança, pois grandes quantidades de proteína são necessárias para o tratamento do kwashiorkor. A oferta da maior variedade possível de alimentos às crianças, em quantidades e consistências adequadas, também contribuem muito para evitar que o quadro se agrave, ou que apresentem no futuro algum problema nutricional.
Não somente a proteína como também outros nutrientes são importantes na prevenção e tratamento da desnutrição. Os carboidratos (cereais, massas, pães, raízes e tubérculos) e as gorduras (óleos vegetais, azeite e a manteiga) são fornecedores de energia, utilizada pelo organismo, entre outras coisas, para a fixação de proteínas, permitindo que a mesma exerça suas funções primordiais.
Isto é, os carboidratos e as gorduras devem ser ingeridos na quantidade recomendada para cada idade uma vez que, na ausência destes nutrientes, as proteínas serão utilizadas como fonte de energia, deixando de exercer suas funções essenciais, que garantem o crescimento adequado e evita a desnutrição nas crianças.
As vitaminas e minerais também devem ser inclusos na dieta sob a forma de frutas e vegetais, pois fornecem grande variedade destes nutrientes ao organismo, sendo essenciais na prevenção de doenças e manutenção geral da saúde.
SEMINARIO APRESENTADO POR MIM NA DICIPLINA DE BIOQUIMICA APLICADA AOS ALIMENTOS
PROFESSORA AUXILIADORA.
TURMA: NUTRIÇAO 18
ESCOLA TECNICA REGIONAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário