quarta-feira, 19 de agosto de 2009

DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA PREVENIR A NOVA GRIPE

Além da vitamina C, outros nutrientes ajudam na prevenção de infecções; veja as orientações.

A prevenção da nova gripe pode estar na alimentação. Um cardápio saudável - com frutas, verduras e alimentos ricos em vitamina A - pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.A primeira dica na prevenção da nova gripe e de outras infecções é se hidratar. Deve-se dar preferência à água de coco, por causa dos sais minerais. Já os vegetais de cor verde num tom escuro podem eliminar as substâncias estranhas ao organismo.Também ajudam na prevenção alimentos fontes de vitamina A, como batata doce e jerimum – cujas sementes, lavadas e torradas, também fornecem zinco. Duas castanhas do Pará por dia dão conta de todo o selênio necessário ao organismo. Outra dica é incluir na lista de compras a sardinha: fácil de encontrar e barata, ela fornece ômega 3. “A gente não pode ficar só na vedete da história, a vitamina C. Tem que consumir as outras vitaminas porque elas têm mais força quando ingeridas juntas”, explicou a nutricionista Joyce Moraes.Na creche Shekiná, na comunidade rural de Ouro Preto, em Olinda, a merenda foi reforçada com mais verduras e frutas. “A comida deixa com a criança mais forte e, no momento que a doença chega, ela tem como reagir, ter anticorpos”, diz Rita Teles, gestora da creche. Em Pernambuco, 45 casos da nova gripe foram confirmados até esta terça-feira (18). Uma pessoa morreu e 183 casos estão sendo investigados.

FONTE: Da Redação do pe360graus.com

JULIANA CARNEIRO

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é o tipo mais temido entre as mulheres de todo o mundo e no Brasil não é diferente. A cada ano, cerca de 22% dos casos novos de câncer em mulheres são de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), referência nacional de qualidade na área da assistência, prevenção, controle, pesquisa e ensino do câncer, o número de casos novos de câncer de mama esperados para o Brasil em 2008 é de 49.400, com um risco estimado de 51 casos a cada 100 mil mulheres!
Especialistas confirmam que a maneira como a pessoa vive e o meio ambiente em que mora e trabalha, mais a predisposição genética são fatores que podem predispor uma pessoa a desenvolver câncer de mama durante sua vida.

MANEIRAS DE PREVENÇÃO
• Alimentação saudável e livre de gorduras trans e álcool em excesso.
• Atividade física, pois diminui a quantidade de hormônio feminino circulante (estrógeno). Ele é associado ao aumento do risco.
• Auto-exame mensal das mamas
• Ter filhos
• Amamentar

VILÕES
• Anticoncepcionais tomados por longos períodos
• Tratamentos com radiação
• Reposição hormonal (devem-se analisar os riscos e benéficos, caso a caso)
• Alimentação rica em gorduras e conservantes e álcool em excesso
• Antecedentes familiares (alguém da família que já teve a doença)
• Primeira menstruação antes dos treze anos e menopausa depois dos cinqüenta
• Não ter filhos ou tê-los depois dos trinta anos

EXAME DE MAMA
Mamografia é o exame das mamas com Raios-x, pelo qual se obtém uma imagem radiográfica em pelo menos duas posições ou incidências através das quais o médico consegue identificar pequenos nódulos (caroços), calcificações e outras lesões, ainda que sejam mínimas. É a técnica mais eficiente para o diagnóstico do câncer de mama em um estágio inicial, antes mesmo de a mulher sentir o caroço no seio por meio de avaliação clínica ou de auto-exame. Somente a mamografia mostra microcalcificações, ou seja, minúsculos pontilhados brancos que podem representar o câncer em um estágio inicial, no qual ainda é possível preservar a mama, retirando-se apenas a lesão. O câncer de mama é a principal causa de morte entre mulheres no Brasil.
São três os procedimentos básicos no rastreamento e no diagnóstico do câncer de mama:
- Auto-exame das mamas;
- Exame clínico das mamas;
- Mamografia.
Faça o auto-exame mensalmente e os exames de diagnóstico todo ano. Previna-se!
LEMBRE-SE:
" TUDO NO COMEÇO TEM CURA."
" E QUEM PROCURA, CURA."
JULIANA CARNEIRO

terça-feira, 11 de agosto de 2009

BRASILEIROS COMEM MAL

Em pesquisa feita nas cinco regiões do país mostra que os brasileiros não se alimentam de forma saudável. Comem frituras demais e dispensam grelhados e verduras. Fazem as refeições diante da televisão e gostam de ir a lanchonetes de fast food. Ingerem alimento rápido, com pressa. E, quando podem, “beliscam alguma coisinha” fora de hora.Essa pesquisa foi realizada a pedido da Sociedade Brasileira de cirurgia Bariátrica (cirurgia de redução do estômago) e Metabólica pelo instituto de opinião Toledo & Associados entre julho e setembro de 2007.

Diante dos maus hábitos alimentares, a pesquisa apontou que 63,1% dos brasileiros estão acima do peso. Daí conclui-se que 117 milhões de pessoas estão com sobrepeso ou obesidade.
Quanto ao hábito de comerem diante da televisão ou computador, foi apontado que 43% das pessoas assim se alimentam. O certo seria comer sentado à mesa, prestando atenção no que está comendo. A pesquisa mostrou também que 36% dos entrevistados “beliscam” chocolate, biscoito recheado, coxinha, pastel, bolo, pipoca, doce de leite e bala.Outro alerta é quanto às frituras, que é base do prato de 50% dos brasileiros. Bem sabemos que alimentos fritos dão a impressão de mais saborosos, inclusive começando pelo aroma que exala.Para comentar a pesquisa, realmente é isto que se observa. As pessoas estão com sobrepeso ou obesas e muitas com obesidade mórbida. O hábito de comer errado é explicado pelo estilo de vida agitado e longe de casa. Come-se onde estiver, muitas vezes em pé e rápido. O fast food inclui nessa rapidez.O costume da fritura já vem desde a infância. Muitos lares gastam litros e litros de óleo utilizados em frituras e que passam para os alimentos ingeridos, com mais sabor é lógico e isso se aprende logo. Verduras e legumes refogados dão trabalho e não têm muito gosto.Quanto aos “beliscos”, esse é um costume que se adquire facilmente. Em muitas repartições públicas ou outras empresas sempre tem alguém que em determinada hora passa com o salgadinho cheirando gostoso. Na bolsa o chocolate ou o pacote de bolacha recheada estão sempre presentes. A bala (20 calorias) é fácil de adquirir e saborear. Isso cria hábito. A pesquisa revelou a verdade da situação dos brasileiros.

Coluna assinada por:
Dr. José Rui Bianchi


JUIANA CARNEIRO

domingo, 9 de agosto de 2009

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA


Área profissional: Saúde
PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO
É o profissional que atua em atividades relacionadas à alimentação e nutrição com vistas à promoção, à prevenção, à manutenção e à recuperação da saúde de indivíduos e/ou coletividades. Desenvolve também atividades de supervisão e controle técnico-administrativo da área de alimentação e nutrição.
JULIANA CARNEIRO (Futura Técnica em Nutrição